Saturday, July 22, 2006





Cultura é tudo aquilo que contribui para tornar a humanidade mais sensível, mais inteligente e civilizada. A violência, o sangue, a crueldade, tudo o que humilha e desrespeita a vida jamais poderá ser considerado "arte" ou "cultura". A violência é a negação da inteligência.
Uma sociedade justa não pode admitir actos eticamente reprováveis (mesmo que se sustem na tradição), cujas vítimas directas são milhares de animais.
É degradante ver que nas praças de touros torturam-se bois e cavalos para proporcionar aberrantes prazeres a um animal que se diz racional.
Portugal não se pode permitir continuar a prática do crime económico que é desperdiçar milhares de hectares de terra para manter as manadas de gado, dito bravo. A verdade é que são precisos dois hectares de terreno, o equivalente a dois campos de futebol, para criar em estado bravio cada boi destinado às touradas. Ora isto é tanto mais criminoso quando Portugal é obrigado a importar metade da alimentação que consome. Decerto os milhares de hectares desperdiçados a tentar manter bois em estado bravio, produziriam muito mais útil riqueza se aproveitados em produção agrícola, frutícola, etc.
Uma minoria quer manter as touradas e as praças de touros, bárbara e sangrenta reminiscência das arenas da decadência do Império Romano. De facto nas arenas de hoje o crime é o mesmo: tortura, sangue, sofrimento e morte de seres vivos para divertimento das gentes das bancadas. Como pode continuar tamanha barbaridade como esta, das touradas, no século XXI?
Só pode permanecer como tradição o que engrandece a humanidade e não os costumes aberrantes que a degradam e a embrutecem.

Não seja responsável pela tortura.
Não assista a touradas!

13 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Anoka:
Esta imagem é mto triste mas é real.
Pobre cavalo que foi metedido neste deprimente espetaculo.
Isto não se passaria se as touradas já não existissem.
Acabêmos com esta porcaria. Há tanto onde se passar o tempo sem termos de sacrificar outro seres. Já basto eles serem sacrificados pk fomos habitudos a comer carne .

7:15 AM  
Anonymous Anonymous said...

nu fundo akilo k voxesprexixam e k vos soltem dentro de uma arena kom 2 toiros bravos pa mudarem um bocado exa opiniao sim as touradas mas nao as vacadas pois exas e k xao violentas uma tourada e algu k exige mt trabalho algu k e sofrido e lutado cada movimento do cavalo cada ponto da arena e estudado ao promenor nao e komo xegar ao computador e imprimir uma merda a dixer nao as touradas

4:59 PM  
Anonymous Anonymous said...

Acho q as touradas tem q acabar!!! pelo amor de Deus estamos no seculo 21, vamos respeitar os animais!!!! eles são seres vivos sentem dor!!! vamos respeita-los!!!

5:28 PM  
Anonymous Anonymous said...

vivas as touradas viva a tradiçao ole mais nao digo

11:04 PM  
Anonymous Anonymous said...

sao mm palhaços voces....canbada de deficientes mentais....voces ek deviam que escrevem isto e que deviam ser toureados!!!!viva as toiradas o tinto e o fado

11:15 AM  
Anonymous Anonymous said...

as touradas que continuem ole!na sao voces que vao mudar a tradiçao
punhado de gajos burros

7:12 PM  
Anonymous Anonymous said...

eu monto e sou apaixonado por cavalos,sou totalmente contra essas touradas, isso é ridiculo, o boi foi criado para nos dar carne e outros mantimentos, não para essa palhaçada.

6:39 AM  
Anonymous Anonymous said...

quem sao voces afinal? prtectora dos animais..? prvavelmente... Já pensaram de que maneira sao os toiros mortos antes de irem para o talho? A tourada é uma tradição portuguesa, que muitas pessoas move, não só em POrtugal como também pelo Mundo fora como Espanha, França, Macau... O toiro é um animal que foi feito para ser toureado, não temos a culpa, foi assim que Deus quiz... Outra questão, que muitas vezes as pessoas duvidam: OS TOREIROS SAO OS MELHORES AMIGOS DOS ANIMAIS! Cada manifestaçao que fazem, cada vez que se juntam, cada vez que vão para a rua gritar.. Tudo isto não passam de incentivos para nós, intervenientes da Fets Brava, que com tanto orgulho e dignidade defendemos... E como prova desse orgulho que temos por esta tradiçao, por esta festa, por este Mundo, vamos cada vez mais longe, e estas manifestações PARVAS que voces fazem não passam de incentivos para irmos cada vez mais longe... Lembrem-se disto...
TUDO O QUE VOCES FAZEM SAO INCENTIVOS PARA NÓS, INTERVENIENTES DA FESTA BRAVA. Obrigado.

PS: Qualquer resposta que seja posta aqui.

1:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

fasso hipismo tenho 11 anos e sei que fazer animais sofrerem é ruim tenho vomtade de pegar esses cavaleiros que maltratam os animais e queimalos vivos.

12:34 PM  
Anonymous Anonymous said...

queeee raaaaaiva

12:35 PM  
Anonymous Anonymous said...

ISTO E DO CARAÇAS

Agora vem para aki brasileiros mandar bitaites.eles k nao perccebem nada disto

ESTA CANALHADA TEM E K GANHAR JUIZO E ACORDAR PARA A VIDA


...ja agora o que e que o seculo XXI.ou la como lhe chamam tem assim de tao especial e avançado para ter o direito de acabar com tradiçoes milenares???


GAnham JUIZO e nao tenho duvidas que se voces fossem a uma tourada ao meio do espectaculo ja estavam de pe a bater palmas ao som e compasso do passe doble e a vibrar com a arte de um bastinhas, de um rouxinol, ou com a mestria do EL JULI a por bandarilhas.........e a coisa mais bonita que temos o prazer de ver na vida...acreditem...


e ja agora, sabem qual e a unica desvantagem das touradas???

e ter os anormais e estupidos dos ANTI-TOURADAS a porta a fazer barulho...

10:49 AM  
Blogger paulo pinto said...

Gostava de relembrar pela milionésima vez aos respectivos ignorantes que o toiro de lide só existe porque existem touradas, ninguem cria touros só porque são bonitos.
Para produção de carne existem outros animais bem menos dispendiosos e quando acabarem as touradas os toiros ficarão perto da extinção.
É curioso que um dos slogans dos anti-touradas é:
"Ponham-se na pele do touro".
Eu respondo facilmente; é preferivél viver de 4 a 6 anos num ambiente ideal, sofrer 20 minutos e depois quando se é mesmo bom ainda haver uma hipótese de ficar para criação do que viver alguns meses levar um choque na orelha e ir para o talho.
Em relação aos cavalos devo dizer com toda a sinceridade que também
me faz pena quando levam cornadas
mas como não aprecio a tourada a cavalo não assisto, além do mais na tradicional tourada á espanhola os cavalos estão devidamente protegidos e sem qualquer risco.

1:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

Quem é a favor de tradições deve estar de acordo que devia haver ainda circos romanos enforcamentos em praça publica e fogueiras.e para quem vem falar de deus isto e assado veja este filme: https://www.youtube.com/watch?v=rYOSOgJHGUo&feature=player_embedded

3:44 PM  

Post a Comment

<< Home