Thursday, August 24, 2006

Sem touradas não existiriam touros: Falso

O Touro Ibérico sempre existiu. Em tempos remotos, os ritos iniciáticos do culto do Touro distanciavam-se muita das práticas taurinas actuais. Só mais tarde, com a construção das praças de touros, em plena época da Inquisição, na qual a tortura e as execuções de humanos e animais eram diárias, é que a popularidade das touradas começou a aumentar. Afirmar que não existiam touros nem touradas, equivale a dizer que sem caçadores não existiriam perdizes ou que não existiriam elefantes sem o negócio de marfim.

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

A prática das Touradas iniciaram-se na Ilha Terceira (única ilha das 9 ilhas dos Açores que tem esta tradição) devido a um acontecimento á muitos anos atrás na altura da ocupação espanhola em Portugal.
Na minha ilha os espanhóis tentaram invadir-nos pela praia da minha cidade, uma senhora (qual não me recordo do nome agora) libertou estes animais, chamados de Touros e afugentou os espanhóis que já sofriam bastanta pressão da artilharia disparada dos nosso castelos e ainda levaram com os Touros em cima, dai a minha cidade chamar-se Praia da Vitória, os Touros sempre existiram e sempre existiram, havendo Touradas ou não.

5:42 AM  
Blogger Symbolic said...

Lamento mas estão enganados em relação à existência de touros caso não houvesse touradas ... No passado havia touros sem haver touradas sim ... mas nos nossos dias, se as touradas acabassem os touros bravos acabariam com elas ...

Nem tudo é assim tão simples ...

a única razão da sua existência é a das touradas ... não servem para mais nada ...

Quando ganharem a vossa "luta", que não duvido que o conseguirão, mais século menos século, o touro bravo vai deixar de existir ... Aí vão conseguir o fim das touradas e a extinção de mais uma espécie ...

E pensem nisto ... Touros bravos, só existem em ganadarias com o propósito de serem vendidos para touradas ...
Já não existem touros bravos no meio selvagem... a partir do momento em que acabem as touradas e ter touros deixar de ser lucrativo, ninguem vai ter hectares e hectares de terrenos ocupados com touros bravos que não darão lucro aos seus criadores ... passarão a existir apenas as vacas leiteiras e os "montes de carne" para bifes ...

E assim irá acabar o touro bravo ibérico !

Boa sorte na vossa luta! Eu cá estarei a lutar do outro lado!

9:01 AM  
Anonymous Anonymous said...

nuno foi interessante o que postaste e como exprimiste com clareza a tua opinião vou perder o meu tempo a refutala...

o facto das touradas acabarem nao tem paralelismo com o facto dos touros acabarem...nesse caso todas as instituições, pessoas, etc, que ajudam/lutam para manter espécies como o panda, o tigre da malásia, etc, vivos teriam que os libertar numa arena...fizme entender?

a tourada nao é uma forma de manter uma espécie, para isso existem outros meios bem mais eficases...em todo o caso perpétuar a existência duma espécie apenas com o fim de a fazer sofrer não tem contributo moral nenhum.

2:43 PM  
Anonymous Anonymous said...

Se for para causar o sofrimento em qualquer animal, será muito preferivel o animal entrar em extinção (como por exemplo o touro, já que muitos aficcionados, acham que se não houvesse tourada, não existiriam esta raça de touros), será preferivel acabar com a raça do que vê-la sofrer desta maneira.

2:23 PM  
Blogger paulo pinto said...

Talvez meia duzia em jardins zoológicos

2:01 PM  
Anonymous Anonymous said...

Thank you for another ωondеrful ρоst.
The place elsе could anyboԁy get that kind of
informatiοn in suсh a perfeсt manneг of writing?
I've a presentation next week, and I am at the look for such info.

Also visit my web site - Mistro.ag

12:16 AM  
Anonymous Anonymous said...

O argumento de NUNO é absolutamente etnocentrico e tolo. Argumentar que sem as touradas o touro bravo "não serve para mais nada", ou seja não teria mais nenhuma "utilidade". quem disse que um animal tem de ser util? e mais, se não ha mais nenhum Touro bravo em meio natural, provavelmente é devido aas touradas. o triste de alguma forma vão transforma-lo num outro meio de mecantilização e turismo.

8:41 AM  

Post a Comment

<< Home